Várias pessoas vão começar a peregrinação ao Santuário de Fátima, nos próximos dias, por ocasião do 13 de maio, data em que é recordada a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Por isso mesmo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixa alguns alertas, uma vez que serão vistos vários peregrinos nas estradas por todo o país.
Quais os conselhos?
- Aumente a sua visibilidade para os condutores;
- Caminhe de frente para o trânsito;
- Descanse fora da faixa de rodagem;
- Veículos de apoio devem parar fora da via e em locais com boa visibilidade;
- Em grupo, caminhem em fila e na berma da via;
- Use colete refletor (mesmo de dia);
- Durante a noite, a 1ª pessoa da fila deve ser portadora de uma luz de presença apontada para o solo, contudo, evite caminhar durante a noite ou de madrugada;
- Se chover, interrompa a sua caminhada. Os riscos são maiores com condições adversas e estradas molhadas.
A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.
Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).
Leia Também: Segurança Rodoviária lança campanha para peregrinação segura a Fátima