A ação de angariação de bens como roupa, calçado, alimentos, produtos de higiene, brinquedos ou material escolar, arrancou hoje e "todos os donativos recolhidos pelos universitários do Porto vão ser colocados na Praça da República, numa vigília de 24 horas, a partir das 18:00 de sexta-feira, dia 16", informa, em comunicado, o Magnum Consillium Veteranorum do Porto, entidade que está a organizar a iniciativa solidária.
Os bens recolhidos vão ser entregues aos representantes das instituições solidárias AJUDARIS, Terra dos Homens, Lar de Infância e Juventude Obra do Frei Gil, Fundação Nuno Silveira, Centro Juvenil de Campanhã, Casa do Gaiato, Instituto Português de Oncologia do Porto, VO.U. e Instituto Profissional do Terço, no sábado, dia 17, pelas 18:00, junto de uma "zona emblemática" do Porto, ainda não anunciada pela organização.
O objetivo da comunidade estudantil, que realiza a iniciativa pelo segundo ano consecutivo, é "ajudar instituições da cidade" e, por isso, lança a partir de hoje um apelo à população para "colaborar" para que contribuam com "bens cujo destino é a melhoria das condições de vida de todos os que são apoiados pelas instituições de solidariedade", lê-se no comunicado do Magnum Consillium Veteranorum.
No ano de 2015, os cerca de mil estudantes que participaram na angariação de bens recolheram quase cinco toneladas de produtos.