São muitas as personalidades internacionais que amanhã estarão em território nacional para prestar uma última homenagem ao histórico socialista e antigo Presidente da República, Mário Soares, que morreu este sábado aos 92 anos.
Findas, por hoje as cerimónias fúnebres, o corpo de Mário Soares está em câmara ardente, aberta ao público, na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Amanhã, dia 10, pelas 13h00 realizar-se-á uma homenagem evocativa no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, à qual se seguirá o funeral de Estado, com o corpo do antigo Presidente da República a ser transportado para o Cemitério dos Prazeres, com paragem na Assembleia da República e na Fundação Mário Soares.
Esse cortejo será acompanhado por um batalhão composto por cerca de 200 militares dos três ramos das Forças Armadas, assim como por vários chefes de Estado e figuras da política internacional, tais como Michel Temer, Martin Schulz, e Felipe Gonzalez, entre muitos outros.
À entrada do cemitério estará outro batalhão com mais 200 militares que prestará honras fúnebres, com manejo de arma e guarda de honra.
De acordo com o guião, no final da cerimónia, três militares dobrarão a Bandeira Nacional que cobre a urna e entregá-la-ão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que por sua vez à entregará à família.
[Notícia atualizada às 19h27]