Com o país a passar por uma das maiores tragédias alguma vez vista, as ajudas vêm de todas as formas e de todos os lugares.
É o caso de uma angariação de fundos agora criada por um mero "cidadão".
Sérgio Gonçalves e Tiago Cação, ambos de Lisboa, estão cientes de que é preciso de "todo o apoio possível para aliviar o sofrimento das populações afectadas". Por esse motivo decidiram criar, "de forma espontânea", uma conta para "angariar ajuda financeira que faremos chegar a quem mais necessitar".
A página de angariação de fundos está disponível aqui. Foi criada hoje e até ao momento conta com mais de 2.600 euros.
Recorde-se que pode também ajudar os bombeiros, enviando-lhes sobretudo bens alimentícios. A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje água, fruta e barras energéticas para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra. Pode fazê-lo deslocando-se a qualquer quartel e entregando-lhes estes bens.
Para além disso, a CGD criou também já uma conta para onde pode fazer uma transferência monetária para ajudar todos os que foram afetados pela tragédia.
"A Caixa Geral de Depósitos associa-se com profundo pesar ao momento difícil por que estão a passar as vítimas do incêndio que deflagrou ontem em Pedrógão Grande e se estendeu a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra", pode ler-se no site do banco público. Os interessados podem fazer as suas transferências para a conta com o IBAN: PT50 0035 0001 00100000 330 42.