Com processo em Angola, "desaparece o ponto irritante", diz Marcelo

O Presidente da República comentou a decisão do Tribunal de Relação de Lisboa, que decidiu que Manuel Vicente vai ser julgado em Angola. Considera que pode melhorar relações entre Portugal e Angola e espera que os dois países possam "fazer em conjunto um percurso que é importante" para os seus povos.

Notícia

© Global Imagens

Fábio Nunes
10/05/2018 17:20 ‧ 10/05/2018 por Fábio Nunes

Política

Operação

Pouco depois de ter sido conhecida a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de mandar o processo de Manuel Vicente para Angola, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre a mesma. Em Florença, Itália, onde se encontra para participar numa conferência anual organizada pelo Instituto Universitário Europeu, o chefe de Estado considerou que esta decisão pode ser positiva para as relações entre os dois países. 

"Se quem tem poder de decidir, decide isso, então significa que há uma transferência. E se for esse o caso, desaparece o irritante, como lhe chamou o ministro dos Negócios Estrangeiros, e que é aquele pequeno ponto que existia e que era invocado periodicamente entre Portugal e Angola", destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

Para Marcelo, esta decisão poderá aliviar o atrito que existia nas relações entre Lisboa e Luanda. "Espero que possamos fazer em conjunto um percurso que é importante para o povo angolano e português", reforçou.

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa é uma vitória para a defesa de Manuel Vicente, que sempre desejou que o ex-vice-presidente angolano fosse julgado no seu país.

Pouco mais tarde, António Costa viria a ter reação semelhante. "Fico feliz que irritante que existia nas relações com Angola desapareça".

Também Angola manifestou, ainda na noite de quinta-feira, a satisfação para com a decisão de julgar Manuel Vicente em território angolano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas