João Galamba é uma das vozes que hoje acorre às redes sociais para comentar o vídeo feito por Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, para assinalar o fim dos programas de assistência à Grécia.
O deputado socialista descreve a comunicação da Comissão Europeia como “um vídeo lamentável que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias”.
Um vídeo lamentável que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias. https://t.co/IXaamXfRaD
— Joao Galamba (@Joaogalamba) 20 de agosto de 2018
No vídeo, recorde-se, o ministro das Finanças português sinaliza o fim do terceiro programa de assistência da Grécia, recordando as dificuldades que o país atravessou, mas sublinhando que "agora tem uma nova realidade".
"Greece has regained the control it fought for", says Eurogroup President @mariofcenteno as #Greece today exits its financial assistance programme. @ESM_Press pic.twitter.com/owQzCIqrXQ
— EU Council (@EUCouncil) 20 de agosto de 2018
O comentário crítico do ex-porta-voz do Partido Socialista (PS) alinha com a opinião já manifestada por Yanis Varoufakis, antigo ministro das Finanças grego.
“A Comissão Europeia insulta a insuportável miséria da Grécia com um vídeo que tem a estética/imoralidade da máquina de propaganda da Coreia do Norte”, escreveu Varoufakis, também no Twitter.