O cabeça de lista do CDS às eleições de 26 de maio comparou o Vox (partido espanhol considerado de extrema-direita) à recém-criada Aliança de Santana Lopes.
"O Vox estará para o Partido Popular [espanhol] como a Aliança está para o PSD", afirmou Nuno Melo, em entrevista à Lusa, referindo-se à Aliança, que considera "uma dissidência" do PSD.
Para Nuno Melo, o Vox, partido liderado pelo antigo militante do PP Santiago Abascal, não é de extrema-direita como se diz, mas sim de direita.
Perante esta posição do centrista, que Paulo Sande já repudiou, Ana Gomes reage sugerindo que se confronte Nuno Melo com "os vídeo dos apoiantes do Vox a canta o hino franquista 'Cara al Sol' e a fazer saudações nazi".
"Impossível não se ficar alarmado quando a direita portuguesa começa a procurar normalizar o fascismo inormalizável", comenta a socialista na sua página de Facebook.
De salientar que, de acordo com as primeiras projeções das eleições gerais em Espanha, o Vox alcançou 12% dos votos, estreando-se assim no parlamento.