PSD muda voto e proposta do PCP sobre complemento para idosos chumba

O PSD alterou hoje o sentido de voto na proposta do PCP sobre a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI), o que resultou na rejeição da proposta dos comunistas, que tinha sido aprovada na segunda-feira.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
04/02/2020 11:33 ‧ 04/02/2020 por Lusa

Política

OE2020

Nas votações desta manhã das propostas do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) avocadas para plenário, o PSD, que na Comissão de Orçamento e Finanças de segunda-feira tinha votado a favor, passou a abster-se, o que alterou o resultado final.

Em causa, a proposta do PCP que alterava as regras de atribuição do CSI e que previa a eliminação total do peso dos rendimentos dos filhos na condição de recursos do idoso.

Com a abstenção do PSD de hoje e como os restantes partidos a votarem da mesma forma - o PS contra e os restantes a favor - a proposta foi chumbada.

Com luz verde manteve-se a proposta do BE que prevê que o Governo avalie as regras para a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI), visando eliminar os constrangimentos no acesso a esta prestação social, alargando até ao terceiro escalão de rendimentos a eliminação do impacto do rendimento dos filhos na condição de recursos.

Também a proposta do PS, no mesmo sentido da dos bloquista, que simplifica as regras de atribuição deste complemento e retira da condição de recursos dos idosos os rendimentos dos filhos até ao terceiro escalão de rendimentos foi hoje de novo aprovada no parlamento.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas