O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou um requerimento, na Assembleia Municipal, onde questiona a Câmara Municipal de Lisboa sobre os abrigos de gatos de rua e solicita dados concretos sobre a eficácia do projeto.
O partido considera que a existência de colónias de gatos identificadas e devidamente acompanhadas em meio urbano, no âmbito de programas CED – colónias de esterilização e devolução - são uma forma de melhorar as condições de vida dos animais em questão, e “acima de tudo, uma forma de controlo reprodutivo, essencial para a gestão da sobrepopulação animal”, lê-se no comunicado enviado às redações.
O projeto nº48, designado por Criação de Abrigos refúgio para Gatos de Rua, que resultou no seguimento do Orçamento Participativo de 2015 e que visa disponibilizar vários abrigos para as colónias e gatos de rua existentes na cidade de Lisboa, encontra-se em execução.
“A última actualização disponível data de Agosto de 2019, com informação de que, tendo sido aprovado o contrato após o concurso público para a construção dos abrigos e tendo estado programado o enchimento do molde dos abrigos para a semana de 26 de Agosto, ficou sujeito a avaliação e aprovação do mesmo, para posterior fabrico dos restantes 48 abrigos e a sua colocação nos locais indicados”, cita o partido, levantando as seguintes questões.
“Em que fase se encontra o projecto OP n.º 48 – 'Criação de Abrigos refúgio para Gatos de Rua? Quantos abrigos já foram colocados na cidade de Lisboa e em que locais? Quantos abrigos ainda faltam colocar e onde?”, remata o partido.