Sem surpresas, Rui Rio votou esta quinta-feira favoravelmente os cinco projetos de lei (do PS, BE, PAN, IL e PEV) sobre a despenalização da Eutanásia, contribuindo assim para a sua aprovação na generalidade.
À saída da Assembleia da República, o líder do PSD começou por salientar que a bancada dos socialistas-democratas "votou em completa liberdade".
Dos 79 deputados, 12 votaram a favor - o dobro do número registado há dois anos-, 59 contra, dois em abstenção e seis não compareceram.
Depois dos elogios internos, Rui Rio aproveitou ainda para sublinhar o comportamento "excecional" de todos os presentes. "Registo uma coisa que me satisfaz bastante. Acho que o Parlamento, todo ele, e os deputados , todos eles, sem exceção, tiveram um comportamento digno. Acho que este debate prestigiou o Parlamento", frisou.
Questionado pelos jornalistas sobre a afirmação de Pedro Rodrigues em apresentar um referendo irá gerar conflito entre a bancada, Rui Rio referiu que "não alimenta" esse assunto.
O Parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, os cinco projetos de lei sobre a despenalização da Eutanásia. Segue-se agora a discussão na especialidade e a votação final global de um texto comum. O diploma que daí resultar segue para Belém, cabendo a última palavra a Marcelo Rebelo de Sousa que poderá promulgar, vetar ou enviar o articulado para o Tribunal Constitucional.