"O ministro, e todos no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, lamentam profundamente a morte do dr. João Ataíde. Todo o seu percurso como magistrado, como presidente da Câmara da Figueira da Foz e como secretário de Estado do Ambiente foi um exemplo de serviço público", lê-se numa nota assinada por João Pedro Matos Fernandes, em que apresenta condolências à família.
Matos Fernandes considerou ainda que o antigo governante "deu provas de uma excecional capacidade profissional e política e de dedicação à causa ambiental.
O deputado do PS, ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz e antigo secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita, disse à agência Lusa o presidente daquele município.
Carlos Monteiro não adiantou pormenores sobre a morte do seu antecessor no cargo, apenas referindo que se deveu a doença súbita.
João Ataíde morreu durante a madrugada em Coimbra, onde estava após ter regressado de Lisboa na quinta-feira.
Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.
Nas últimas eleições, foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.