A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, acusou o PSD de não apoiar a proteção e o bem-estar animal e de "desconsiderar totalmente a violência contra animais em contexto de violência doméstica ou abuso infantil".
As críticas surgem depois de, "na última sessão de declarações políticas", o PAN ter levado a debate a proteção e o bem-estar animal, o partido critica a posição dos sociais-democrata.
"O PSD, em nada honrando a memória de António Maria Pereira, lá nos brindou com o já gasto argumento de que o PAN - Pessoas Animais Natureza está muito preocupado com os animais e não está com as pessoas, como se não fosse possível defender e harmonizar ambos os interesses", escreveu a deputada no Facebook.
Para a líder parlamentar do PAN, o "pior" é o facto do PSD "desconsiderar totalmente que a violência contra animais também pode ser praticada no contexto de violência doméstica ou abuso infantil", alegando que desta forma são protegidos os animais e as pessoas.
Inês Sousa Real vai mais longe e aponta o dedo ao Parlamento. "Mesmo que estejamos a falar tão somente de proteger os animais, não faz qualquer sentido que em pleno século XXI o Parlamento continue a fechar os olhos à crueldade que é exercida contra os mesmos."
A deputada aponta casos como o da cadela Roxy, uma pastor alemão que foi morta e esfolada no final de 2019, "e o de tantos outros animais que são mal-tratados", referindo que é necessário "uma lei mais eficaz que proteja todos e não apenas os animais de companhia".
"Uma resposta que o legislador português tem tardado em dar, mas que no próximo dia 6 de março poderá fazer a diferença corrigindo esse atraso civilizacional", reitera.
Inês Sousa Real acompanhou as acusações com um vídeo publicado no canal de Youtube do Partido Pessoas Animais e Natureza, intitulado de 'As mentiras do PSD desmontadas'.
André Silva, dirigente e fundador do PAN, partilhou no Facebook o mesmo vídeo e acusou o PSD de "ter uma visão profundamente retrógrada e preconceituosa".
"O PSD não tem um pingo de sensibilidade para os animais. O PSD tem uma visão profundamente retrógrada preconceituosa sobre quem gosta e protege animais. O PSD, na falta de argumentos, mente, aldraba e adopta um discurso populista e perigoso", escreveu.