Depois de uma longa maratona de reuniões com todos os partidos políticos, o primeiro-ministro agradeceu publicamente "as sugestões e propostas apresentadas", registando "com interesse e espírito democrático as críticas e preocupações manifestadas". "Todos os contributos são úteis", frisou António Costa numa publicação no Twitter ao final da noite de ontem.
"Em democracia e, mais ainda, estando o nosso País em estado de emergência, defendo e defenderei sempre uma política de diálogo franco e cooperação com os Partidos Políticos", acrescentou ainda.
O Conselho de Ministros está reunido esta quinta-feira para acertar os detalhes do plano gradual de levantamento de restrições, sabendo-se desde já que os alunos dos 11.º e 12.º anos deverão voltar às aulas presenciais a 18 de maio, data em que devem também reabrir as creches.
A partir de segunda-feira, será a vez do pequeno comércio reabrir portas e só no dia 1 de junho deverão reabrir as grandes superfícies comerciais. O regresso das crianças à pré-escola deverá acontecer também a 1 de junho. O plano que António Costa vai anunciar depois da reunião de Conselho de Ministros será avaliado a cada 15 dias, podendo a cada avaliação as datas serem revistas consoante a evolução do surto de Covid-19 em Portugal.
Agradeço a todos as sugestões e propostas apresentadas e registei com interesse e espírito democrático as críticas e preocupações manifestadas. Todos os contributos são úteis.#COVID19 #COVID19PT
— António Costa (@antoniocostapm) April 29, 2020