AR aprova recomendações para campanha sobre descarte de máscaras

A Assembleia da República aprovou hoje projetos de resolução de PEV, PSD, BE, PAN e PS que recomendam ao Governo o lançamento de uma campanha de sensibilização que ensine a descartar corretamente os equipamentos de proteção da covid-19.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
07/05/2020 18:31 ‧ 07/05/2020 por Lusa

Política

Coronavírus

Os projetos de resolução do PEV, PSD, PAN e PS foram aprovados por unanimidade, enquanto o do BE foi aprovado com a abstenção do PCP e votos favoráveis dos restantes deputados.

Os deputados chumbaram, porém, um projeto de lei do PCP que instava o Governo a desenvolver em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, uma campanha divulgada através da comunicação social como publicidade institucional sobre a "separação, deposição de resíduos e armazenagem de resíduos em contentores, com especial destaque para o acondicionamento de equipamentos de proteção individual".

No documento, os comunistas estabeleciam igualmente os "requisitos para operação de unidades de triagem de resíduos urbanos", pedindo uma adaptação destes locais e referindo que os resíduos deviam passar por uma quarentena de 72 horas, em local definido para o efeito, sempre que a triagem seja feita manualmente.

Esta iniciativa foi chumbada com os votos contra de PS, PSD, CDS e Chega e os votos favoráveis de PCP, BE, PAN, deputada não-inscriva Joacine Katar Moreia, PEV e Iniciativa Liberal.

Na base das propostas, todos os partidos assinalam que já foram emitidas orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia, mas queixam-se que estas não foram suficientemente divulgadas, e denunciam que existem equipamentos de proteção acumulados na via pública ou a ser colocados em ecopontos, impossibilitando a reciclagem dos restantes materiais dentro do contentor.

Os partidos defendiam então uma campanha de sensibilização, com ampla divulgada na comunicação social e outros canais próprios, que alerte os portugueses para o risco que as máscaras e luvas podem constituir, podendo ser um foco de contaminação para os trabalhadores dos resíduos e para a sociedade em geral.

No debate parlamentar em torno destas propostas, os deputados defenderam ainda o uso de máscaras reutilizáveis, uma forma de diminuir o lixo produzido durante a pandemia.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas