A pandemia de Covid-19 obrigou Portugal a assinalar, "de modo completamente diferente" o Dia Nacional do Bombeiro.
Na rede social Twitter, o primeiro-ministro recordou que, "aos riscos e ameaças de sempre, somamos um novo, o do contágio no teatro das operações, no contacto entre todos, porque um combate é um trabalho de equipa, e no contacto com as populações".
No sábado foi, ainda assim, realizada uma cerimónia de homenagem a estes operacionais no talhão do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa. António Costa, acompanhado pelo Presidente da República, realizou também uma visita à Liga dos Bombeiros.
"No voto de confiança que fazemos na capacidade dos nossos bombeiros como grande espinha dorsal do sistema de proteção civil, faço-vos um apelo: nunca descurem a vossa própria proteção. Porque só estando protegidos podem proteger quem de vós precisa", escreveu ainda o chefe de Governo.
O Dia Nacional do Bombeiro é, este ano, assinalado de modo completamente diferente. Aos riscos e ameaças de sempre, somamos um novo, o do contágio no teatro das operações, no contacto entre todos, porque um combate é um trabalho de equipa, e no contacto com as populações. pic.twitter.com/ttfPTK9Rui
— António Costa (@antoniocostapm) May 30, 2020