Saída de Centeno do Governo. O que disse a linguagem corporal do ministro

Análise sugere que o ministro demissionário não terá dito tudo o que sentiu durante a conferência de imprensa que se seguiu à revelação da sua saída do Governo.

Notícia

© Facebook

Notícias ao Minuto
11/06/2020 15:39 ‧ 11/06/2020 por Notícias ao Minuto

Política

Saída de Centeno

The Body Language Academy partilhou, esta quinta-feira, uma análise que realizou à conferência de imprensa, da passada terça-feira, que contou com António Costa e Mário Centeno após ter sido anunciado oficialmente que o ministro das Finanças tinha deixado o Governo socialista.

Primeiro, segundo a primeira academia portuguesa inteiramente dedicada à formação e consultoria na área da comunicação não verbal, Mário Centeno mostrou-se "muito triste".

Não se opondo a que a sua saída fosse algo que o ministro demissionário quisesse, a escola sublinha que "isso não significa que a saída não o deixe triste".

"Porquê? Por a saída não ter sido feita mais cedo, por não ser feita da forma que ele quereria, por não ser feita na altura que pretendia, por não ser certa a entrada no Banco de Portugal, por estar a deixar o Eurogrupo. Isso já só Mário Centeno saberá", é referido num comunicado enviado hoje às redações.

Mas como é que essa tristeza foi percebida? De acordo com a The Body Language Academy, o governante tinha, na referida conferência de imprensa, colocou o lábio inferior projetado para a frente.

"É um típico indicador de tristeza que, contudo, é fácil de manipular. Pense nas crianças: quando querem mostrar que estão tristes, o que fazem antes de tudo é projetar o lábio inferior para a frente", é sustentado.

Ainda durante a sessão com os jornalistas, quando o primeiro-ministro disse que "o ciclo acabou", Mário Centeno teve uma expressão facial que lhe desenhou um "'U' invertido nos lábios", o que também é um indicador de tristeza.

Por fim, o ministro terá ainda estado, durante alguns momentos, com os lábios cerrados, uma expressão que foi comprovada "como um sinal universal de desacordo", em 2016. "Ou seja, quando não estamos de acordo com aquilo que estamos a ouvir, utilizamos os mesmos músculos da face para expressar esta divergência na opinião", argumentou ainda a academia.

Leia a análise completa realizada pela formadora aqui

Recorde-se que Mário Centeno abandonará oficialmente o Executivo de António Costa, na próxima segunda-feira, com a tomada de posse de João Leão, secretário de Estado do Orçamento e futuro ministro das Finanças. 

Leia Também: Mecanismo de Estabilidade agradece a Centeno pelo "trabalho árduo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas