O ministro da Economia discursou, esta segunda-feira, dia 15 de junho, durante a cerimónia de lançamento de uma nova campanha que pretende mobilizar o turismo interno e recuperar a atividade depois do impacto provocado pelo surto de Covid-19.
Durante as declarações, emitidas a partir do Palácio Nacional da Ajuda, Siza Vieira promoveu o turismo nacional.
"Este é o tempo de reconquistarmos o espaço público, é o tempo de, com cautela, com precaução, com máscaras, com distância física, com as normas de higiene, voltar a ocupar o território. Estamos capazes de redescobrir este território, estas gentes, que fizeram de nós o país que somos", afirmou o governante.
Antes, Siza Vieira relembrou que o país viveu "momentos difíceis" mas salientou que foram estes mesmos momentos que "revelaram o melhor de Portugal e o melhor de Portugal são os portugueses e o sentido de comunidade que nos levou a tomarmos conta de todos nós". "Foi através do nosso comportamento, da nossa disciplina, através do sentido de comunidade, que nos une há nove séculos, que fomos capazes de, ao nos protegermos, proteger os mais fracos da nossa comunidade".
O ministro da Economia sublinhou que foram "as decisões que tomamos todos em conjunto, as atitudes que assumimos, a forma como os nossos agentes públicos e privados trabalharam para que não faltasse comida nas nossas casas, para que os nossos serviços de saúde atendessem os nossos doentes, as nossas forças de segurança assegura-se a tranquilidade pública - que faz de nós o terceiro país mais seguro do mundo-, a forma como os nossos funcionários públicos responderam às solicitações das empresas, a forma como muitas empresas se reorganizaram e responderam às necessidades" que revelaram "o melhor de Portugal".
Antes de terminar, Siza Vieria lembrou ainda que, "neste momento podemos encarar a situação da nossa saúde pública com uma confiança que os números revelam e podemos voltar a sair de casa" e retomar a nossa atividade, mas"ainda num contexto de passos curtos e seguros".