"Existe uma única espécie responsável pela pandemia da Covid-19 - nós"
André Silva destacou que mesmo durante a crise, a proteção do ambiente deve continuar a ser uma prioridade na agenda política nacional.
© Global Imagens
Política PAN
Após um ano legislativo atípico, André Silva, porta-voz e deputado do PAN, fez um balanço sobre o trabalho realizado pelo partido em 2020 no que diz respeito à proteção e defesa do ambiente.
Num vídeo divulgado nas plataformas digitais da força política, o dirigente sublinhou que, "tal como as crises climáticas e as perdas de biodiversidade, as pandemias são no fundo uma consequência direta da atividade humana".
Para André Silva, este efeito é "particularmente" provocado pelos "sistemas financeiros e económicos globais, baseados num paradigma que valoriza o crescimento económico a qualquer custo". "Existe uma única espécie responsável pela pandemia da Covid-19 - nós", acrescentou.
Mais, o PAN alerta que, neste momento, enfrenta-se o risco de poder ser "politicamente conveniente relaxar os padrões ambientais e apoiar as indústrias", como agricultura intensiva, o transporte de longa distância como as companhias aéreas, os setores de energia dependentes de combustíveis fósseis ou a mineração desregulada no mar dos Açores. Contudo, o líder partidário defende que o ambiente deve ser sempre uma prioridade e que este devia também ser um momento para repensarmos a forma como vamos construir o futuro, tendo em mente que se não forem realizadas "mudanças urgentes e fundamentais" verdes, vamos "subsidiar o surgimento de novas pandemias".
Sobre as conquistas do PAN, André Silva destacou a apresentação no Parlamento de várias iniciativas que posicionam o partido na dianteira política daquilo que deve ser um Plano de Futuro Sustentável para o nosso país". Entre as várias propostas aprovadas, o porta-voz do partido enfatizou "a resolução para que o Governo renegoceie com Espanha o regime de caudais mínimos e ecológicos dos rios", a vinculação do "Governo a adotar medidas para a melhoria da qualidade do ar no país", e a promoção "dos meios ativos e sustentáveis de transporte durante e após esta crise epidémica que vivemos".
Ainda acerca deste ano, André Silva não deixou de lamentar as várias propostas do PAN barradas pelos outros partidos, tais como: a não atribuição de apoios financeiros a indústrias poluentes, a redução da deposição de resíduos e aterro e o encerramento daqueles que não cumpram as normais legais, e o plano de ação de conservação do lice-ibérico.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com