Ana Gomes confirma candidatura à Presidência da República

Ex-eurodeputada socialista confirmou ao jornal Público será candidata a Presidente da República. Irá apresentar a candidatura, oficialmente, na quinta-feira, em Lisboa.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
08/09/2020 00:15 ‧ 08/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Política

Ana Gomes

Ana Gomes confirmou este domingo ao jornal Público irá entrar na corrida a Belém e que a candidatura será oficialmente anunciada na quinta-feira, na Casa da Imprensa, em Lisboa, altura em que prestará mais declarações.

"Serei candidata", disse unicamente a embaixadora, em declaração obtida pelo Público. As eleições presidenciais estão marcadas para janeiro.

A ex-eurodeputada do PS tinha dito no sábado que a decisão não passaria "desta semana", notando que se tratava de "uma questão muito individual, independentemente de quem se tenha que ouvir".

"Estava a fazer essa reflexão em conjunto com o meu marido, quando ele adoeceu e faleceu. Eu tive de continuar a fazer essa reflexão noutras condições, sozinha. O que posso dizer é que estou a chegar ao fim e em breve comunicarei o resultado dessa reflexão", admitiu.

Questionada sobre se candidatura de Marisa Matias, que irá ser oficializada esta quarta-feira, colocaria a sua em causa, a ex-eurodeputada atirou: "De maneira nenhuma, acho que a Marisa Matias é uma excelente candidata".

Já este domingo, Pedro Santana Lopes defendeu que caso Ana Gomes avance para a corrida a Belém como é esperado, "será uma candidata de peso". "Se confirmar, será uma candidata de peso, pelas suas características e também muito pela sua experiência", disse o antigo primeiro-ministro e antigo dirigente do PSD.

Entre as vozes contra esta candidatura, é citada a de Carlos César, presidente do PS, que afirmou que "só numa situação limite votaria em Ana Gomes".

Sublinhe-se que a ex-eurodeputada entendeu que foi "grave" a forma como foi anunciada a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa e admitiu que iria refletir a sua posição, porque "mudou muita coisa". "Admito refletir. É isso que vou fazer. Acho que todos os democratas temos que refletir. Tem consequências haver um candidato do regime faz o jogo da extrema-direita, é muito perigoso para a democracia", disse, na altura.

Até agora, estão na corrida às próximas Presidenciais André Ventura (Chega) e a eurodeputada do BE Marisa Matias, que irá fazer o anúncio na quarta-feira.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas