Deputada não inscrita Cristina Rodrigues a favor de estado de emergência

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues anunciou que votará hoje favoravelmente a nova declaração de estado de emergência por confiar que "este é um caminho necessário" para lidar com a atual situação pandémica.

Notícia

© Facebook

Lusa
06/11/2020 17:16 ‧ 06/11/2020 por Lusa

Política

Parlamento

 

A deputada, que se desvinculou do PAN em junho e passou à condição de não inscrita, começou a sua intervenção por agradecer "a todos os profissionais da linha da frente, pela persistência e trabalho", bem como aos portugueses que se "esforçam por fazer as suas vidas com normalidade, mas também com os cuidados que a pandemia provocada pela covid 19 exige".

"Importa evitar um novo confinamento total a menos que este se mostre absolutamente imprescindível. Em qualquer caso, importa desde já apoiar os cidadãos, especialmente os que se encontram numa situação de especial vulnerabilidade", afirmou na sua intervenção no debate parlamentar sobre a nova declaração de estado de emergência.

Cristina Rodrigues defendeu melhores condições e meios para os profissionais de saúde e que as restantes doenças não sejam deixadas para trás por falta de recursos, "com especial enfoque para as doenças mentais".

"É preciso promover o teletrabalho e o desfasamento de horários, mas assegurar também o respeito pela dignidade dos trabalhadores. É preciso reforçar os transportes públicos, para que as pessoas possam deslocar-se em segurança. É preciso promover práticas preventivas, seja o uso da máscara ou a manutenção do distanciamento social", defendeu.

Por outro lado, defendeu, é preciso "transmitir confiança aos portugueses para que estes possam manter a suas vidas dentro da normalidade tanto quanto possível" e que as pessoas saibam que, respeitando certas condições, "é seguro continuar a ir ao mercado, às aulas, ao teatro ou ao restaurante".

"Votar favoravelmente nova declaração de estado de emergência, como farei hoje, é confiar também que estes pontos não serão esquecidos e acreditar que este é um caminho necessário para lidar com a atual situação pandémica", disse, desejando que todos os portugueses "se mantenham seguros e com saúde".

A Assembleia da República debate e vota hoje o novo projeto de decreto do Presidente da República que declara o estado de emergência em Portugal entre 09 e 23 de novembro para permitir medidas de contenção da covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 2.792 mortos associados à covid-19 em 166.900 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas