Ex-autarca da CDU de Vidigueira concorre por movimento independente

O ex-presidente da Câmara de Vidigueira Manuel Narra, eleito sempre pela CDU, vai voltar a ser cabeça-de-lista a este município nas próximas autárquicas, mas agora por um movimento independente, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
16/03/2021 18:18 ‧ 16/03/2021 por Lusa

Política

Autárquicas:

Vidigueira, Beja, 16 mar 2021 (Lusa) -- O ex-presidente da Câmara de Vidigueira Manuel Narra, eleito sempre pela CDU, vai voltar a ser cabeça-de-lista a este município nas próximas autárquicas, mas agora por um movimento independente, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Manuel Narra, de 57 anos, bancário de profissão e que liderou este município do distrito de Beja desde 2005 e até 2017 -- quando não pôde recandidatar-se por estar no terceiro mandato -, apresenta-se à "corrida" eleitoral deste ano como candidato à câmara do movimento MaisCidadãos.

"Regresso à vida política por pressão de atuais autarcas da CDU eleitos nas freguesias e que me vieram desafiar para eu voltar", afirmou o candidato à Lusa, referindo que está "desvinculado do PCP desde 2018".

Segundo Manuel Narra, "há mesmo alguns presidentes de juntas de freguesia e outros eleitos da CDU em freguesias que se vão candidatar pelo MaisCidadãos" nestas eleições, mas escusou-se, para já, a indicar exemplos concretos.

E "a motivação principal" da sua candidatura, argumentou, é "a estagnação total do concelho nestes últimos quatro anos", em que a câmara se manteve nas "mãos" da CDU, mas com outro presidente, Rui Raposo.

O cabeça-de-lista do movimento alegou que o município, neste mandato, não "conseguiu aceder a um cêntimo de fundos comunitários para novos projetos" e não existe "qualquer tipo de estratégia para encarar com algum otimismo o próximo quadro comunitário de apoio" de fundos europeus, para vigorar entre 2020 e 2030.

"A câmara está completamente à deriva internamente, 'sem rei nem roque'", criticou.

No comunicado divulgado aos jornalistas, o MaisCidadãos apresenta-se como "um grupo de cidadãos" preocupado com o concelho e que considerou ser "a altura certa" para se candidatar "através de uma lista independente".

"O nosso ponto de partida político é diverso, distinto e transversal, com cidadãos provenientes da CDU, do PS, do PSD, do BE, do CDS, dos independentes e cidadãos sem qualquer identificação partidária", afiançou o movimento.

Sem revelar, neste comunicado, qual o cabeça-de-lista à câmara, o MaisCidadãos assumiu que pretende apresentar listas a todos os órgãos autárquicos do concelho.

Bacharel em Gestão de Empresas, Manuel Narra é presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira e da Associação de Beneficência de Selmes e Alcaria, sendo ainda gerente da Escola Profissional Fialho de Almeida, na sede de concelho.

A Câmara de Vidigueira é liderada por Rui Raposo (CDU), que cumpre o primeiro mandato. O executivo municipal é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS e um do Movimento Vidigueira Independente (MVI).

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas