Isaltino Morais, atual presidente da Câmara de Oeiras, é recandidato à autarquia nas próximas eleições Autárquicas. A revelação foi feita esta sexta-feira numa conferência, onde o próprio indicou que se trata de uma candidatura Independente, sem partido.
"É um desafio ambicioso e já sufragado pelos oeirenses que me elegeram. Estamos perante a necessidade de uma verdadeira política social democrata onde o Homem e a sua dignidade são o princípio e o fim de uma gestão autárquica justa, solidária e com o foco sempre nas pessoas", apontou Isaltino Morais, como eixos que motivam a sua candidatura.
Assim, em seguida, anunciou a recandidatura a Presidente da Câmara de Oeiras nas Autárquicas deste ano: "Não é uma candidatura de nenhum partido", fez questão de salientar.
"É uma candidatura de oeirenses que, no exercício de cidadania, se juntam para me ajudarem a cumprir o futuro de Oeiras", sublinhou, agradecendo aos que o acompanham na caminhada.
Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras com maioria (41,68%) nas eleições autárquicas de 2017, encabeçando a lista pelo Movimento Inovar, Oeiras de Volta.
O autarca foi eleito para o cargo pela primeira vez em 1985, pelo PSD, e renovou os mandatos nas eleições de 1989 até 2009, com uma interrupção de três anos. Durante parte deste período, foi ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.
Foi eleito pelo PSD pela última vez em 2001 e, a partir de 2005, continuou à frente da autarquia como independente, abandonando o cargo em 2013 para cumprir pena de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Enquanto cumpria a pena, o seu 'vice', Paulo Vistas, tomou posse como presidente e foi depois eleito, em 2013, pelo movimento Isaltino, Oeiras Mais À Frente (IOMAF). No entanto, os dois autarcas afastaram-se e, em 2017, concorreram em separado.
Em Oeiras foram já anunciados como candidatos o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto (PS), e o presidente de junta Rui Teixeira (Chega).
[Notícia atualizada às 15h54]
Leia Também: Autárquicas: Lista dos 53 candidatos apresentados hoje pelo PSD