O deputado Tiago Barbosa Ribeiro afirmou, numa publicação feita no Twitter, que "o racismo não é um 'lapso'", numa alusão implícita à notícia com insulto à socialista Romualda Fernandes.
O racismo "é uma visão abjecta de desigualdade e violência baseada na cor da pele que tem vindo a ganhar crescente conforto para se mostrar no espaço público, no debate político, nas colunas de opinião", acrescentou o socialista.
O parlamentar, que é também presidente da concelhia do PS do Porto, pediu "tolerância zero" ao racismo.
O racismo não é um “lapso”. É uma visão abjecta de desigualdade e violência baseada na cor da pele que tem vindo a ganhar crescente conforto para se mostrar no espaço público, no debate político, nas colunas de opinião. Não o podemos permitir. Tolerância zero!
— Tiago Barbosa Ribeiro (@tbribeiro) May 14, 2021
De recordar que a direção do Grupo Parlamentar do PS manifestou veemente repúdio por uma notícia da agência Lusa, na qual se identificava a deputada socialista Romualda Fernandes de forma "absolutamente inqualificável".
Na sequência do ocorrido, a Lusa lamentou o "erro" da notícia em que uma deputada do Partido Socialista foi identificada "de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais". E acrescentou que vai "proceder a uma investigação sobre o que aconteceu".
Já hoje, em consequência da situação, o editor de Política da agência apresentou a demissão que foi aceite pela direção de informação.
Os jornalistas da Lusa repudiam o "insulto" feito à deputada socialista e "distanciam-se" deste tipo de discriminação, que é "uma afronta à dignidade" e que "viola claramente o Código Deontológico dos Jornalistas". Fazem-no através de uma carta, redigida pelo jornalista da Lusa na Guiné-Bissau, Mussá Baldé.
Leia Também: Presidente Marcelo condena "lamentável notícia" da agência Lusa