"Se podemos melhorar? Seguramente. Em todas as Convenções esse é um tema"
A XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda arranca este sábado em Matosinhos, com a apresentação de cinco moções. Catarina Martins falou com os jornalistas à entrada.
© Getty Images
Política Bloco de Esquerda
A líder do Bloco de Esquerda garantiu este sábado, à entrada para a XII Convenção Nacional, que a "diversidade de ideias" é promovida na discussão política interna e que a preocupação em ouvir as diferentes opiniões é central nas convenções do partido.
"Orgulhamo-nos de ter um partido em que todos os militantes têm liberdade para apresentar moções, em que é promovida a diversidade das ideias", começou por indicar Catarina Martins, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, referindo-se às cinco moções que serão apresentadas ao longo do fim de semana.
Questionada pelos jornalistas sobre algumas moções referirem "falta de democracia interna", a coordenadora bloquista relembrou os estatutos, admitindo, ao mesmo, que há sempre margem para melhorar.
"O Bloco de Esquerda é, seguramente, um dos partidos com estatutos mais democráticos, mais abertos e orgulhamo-nos disso. No panorama europeu e no panorama português, não haverá um partido com tanta capacidade de promover o debate e as diferenças de opinião. Se podemos melhorar? Seguramente. E em todas as convenções esse é um tema", rematou.
Catarina Martins considerou ainda "muito bom" terem sido apresentadas cinco moções de orientação política que serão discutidas e votadas nesta reunião magna, antecipando que "esse debate será muito importante, com certeza".
Com início dos trabalhos marcado para as 10h30, cerca de uma hora depois está prevista a intervenção de abertura da reunião por parte de Catarina Martins.
Depois, além das diversas intervenções que habitualmente marcam as convenções, serão discutidas as alterações aos estatutos e, para a parte da tarde, está prevista ainda a apresentação de cada uma das cinco moções de orientação política.
Recorde-se que, em discussão, estará o próximo Orçamento do Estado, a relação com o PS, as eleições autárquicas e a oposição interna à liderança de Catarina Martins.
Leia Também: Em 22 anos, Bloco de Esquerda tornou-se a terceira força política do país
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com