A politóloga Marina Costa Lobo considera que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa "falhou" na postura assumida durante as negociações do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022) e é um dos culpados do impasse entre Governo, Bloco de Esquerda e PCP.
"Marcelo Rebelo de Sousa agora vem dizer que vai estar até ao último minuto a tentar agregar aqui apoio ao Orçamento, mas a verdade é que ele também podia ter obrigado a um acordo entre as partes, tal como fez Cavaco Silva, em 2015, mas não fez nada disso. Isso teria sido um momento de afirmação presidencial e de eficácia presidencial. Realmente, acho que aqui o Presidente falhou e agora pode ir dizer que vai tentar fazer, mas se tivesse estruturalmente obrigado a haver um entendimento seria diferente", explicou a profissional, num debate que esta segunda-feira teve lugar na SIC Notícias, em torno das negociações do OE2022.
Recorde-se que o PCP anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o OE2022, tal como o BE e o PEV. Se assim for e o Orçamento chumbar, Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que vai dissolver o Parlamento e marcar eleições.
Leia Também: Se "não há OE, avanço para processo de dissolução" da AR, garante Marcelo