David Sassoli. Paulo Rangel lamenta morte de um "europeísta e humanista"
O vice-presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), Paulo Rangel, disse hoje que a Europa perdeu um europeísta com a morte do líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada, aos 65 anos.
© Global Imagens
Política David Sassoli
Numa mensagem na rede social Twitter, Paulo Rangel disse que David Maria Sassoli, "o presidente europeísta e humanista, era um colega atento, humano".
"O homem da comunicação e da cultura, sempre pronto a fazer pontes. A Europa perdeu um europeísta, nós perdemos um amigo", escreveu Paulo Rangel.
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.
David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
David Maria Sassoli. O Presidente europeísta e humanista. O colega delicado, atento, humano. O homem da comunicação e da cultura, sempre pronto a fazer pontes. A Europa perdeu um europeísta, nós perdemos um amigo. @Europarl_PT @EPPGroup @Europarl_EN @TheProgressives @EPP @ppdpsd
— Paulo Rangel (@PauloRangel_pt) January 11, 2022
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.
Leia Também: Presidente do Parlamento Europeu morre aos 65 anos em hospital italiano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com