O PSD quer que a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, preste “esclarecimentos sobre o processo eleitoral dos emigrantes no círculo eleitoral da Europa” na próxima reunião da Comissão Permanente, na Assembleia da República.
“O requerimento, assinado pelo Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, será discutido e votado na reunião da conferência de líderes agendada para o próximo dia 18, pelas 11h”, lê-se num comunicado enviado às redações.
O pedido do PSD surge após o Tribunal Constitucional dar razão ao partido, na terça-feira, e considerar nulos “os votos remetidos por via postal cujos boletins não tenham sido acompanhados de fotocópia do documento de identificação do eleitor inserida no interior do envelope branco”, como impõe a lei eleitoral.
No total, mais de 80% dos votos dos eleitores emigrantes pertencentes ao círculo da Europa foram considerados nulos e a votação terá de ser repetida. Já ontem, a Comissão Nacional de Eleições anunciou que tal votação acontecerá a 12 e 13 de março, em regime presencial.
Leia Também: Círculo da Europa volta a votar. Conheça os pontos essenciais da eleição