O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de um ataque informático esta quarta-feira. A informação foi inicialmente avançada pela revista Sábado e confirmada pela CNN Portugal.
Esta invasão, detetada pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS), poderá ter comprometido informação confidencial do Estado, uma vez que a Rede Informática do Governo (RING) poderá ter sido acedida indevidamente. A Polícia Judiciária encontra-se a investigar.
A consequência mais notada foi a interrupção do serviço de email do ministério tutelado por Augusto Santos Silva. Para já, desconhecem-se a origem ou objetivos deste ataque.
Recorde-se que, nas últimas semanas, foram registados vários ciberataques a múltiplas empresas de comunicação - como a Vodafone, grupo Impresa, Cofina ou a página do Parlamento.
O grupo de hackers que atacou os sites do grupo Impresa, no início do ano, alegou ser o autor deste ataque, e colocou o site da Assembleia da República à venda na Internet com o que disse ser informação roubada, como "informação sensível" sobre o governo, os partidos e os políticos. No entanto, pouco tempo depois um grupo que alegava ser o "verdadeiro Lapsu$ Group" negava a autoria.
[Notícia atualizada às 20h05]
Leia Também: Vodafone diz que (talvez) nunca saberá a razão do ciberataque