Presidente do Governo Regional elogia população de São Jorge
O presidente do Governo dos Açores elogiou hoje o "comportamento cívico" da população da ilha de São Jorge durante a crise sísmica e reiterou que "antes excesso de prudência" do que negligência.
© Shutterstock
Política Açores
"Quero deixar uma palavra também de satisfação e congratulação à população que, apesar da ansiedade, tem sido, sob ponto vista do seu comportamento cívico, muito tranquilizadora", começou por dizer José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, no aeroporto de São Jorge.
O líder do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) chegou hoje a São Jorge para acompanhar a crise sismovulcânica.
"Apesar dos eventos não terem sido ainda dramáticos no sentido de provocar danos, é bom estarmos vigilantes e, neste caso, antes com excesso de prudência do que negligente na ação", acrescentou.
O chefe do executivo, que cancelou uma viagem ao Brasil que teria início hoje, considerou que "não seria aceitável o presidente do Governo não estar a manifestar a pronta solidariedade e proximidade" durante o momento atual em São Jorge.
Bolieiro realçou que o Governo Regional está a "otimizar a capacidade instalada" para auxiliar a população, destacando que as "competências" nas áreas da ciência e da "assistência social têm funcionado na plenitude".
"Estamos a otimizar a capacidade instalada e vamos aqui apurar a proximidade com a população", afirmou.
O presidente do Governo dos Açores disse que vai ter hoje um "briefing" com o presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, para "apurar tudo com pormenor".
"A pior coisa que pode haver é precipitarmo-nos com informações sem um conhecimento fundado nos factos", acrescentou.
O social-democrata deixou ainda uma palavra de "renovada gratidão" a todas as forças de segurança, de proteção civil e aos elementos das câmaras das Velas e da Calheta.
A atividade sísmica na ilha de São Jorge "continua acima do normal" e nas últimas horas "foram sentidos 11 sismos", informou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Na quarta-feira, o CIVISA elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa "possibilidade real de erupção".
Perante este cenário, o executivo açoriano recomendou à população com maiores vulnerabilidades da principal zona afetada na ilha de São Jorge que abandone as suas casas.
Também na quarta-feira, a Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista em São Jorge desde sábado.
Os planos de emergência municipais dos dois concelhos da ilha, Calheta e Velas, também já foram ativados.
[Notícia atualizada às 12h46]
Leia Também: São Jorge "acima do normal" com 11 abalos sentidos nas últimas horas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com