Rui Rio recorreu à rede social Twitter para criticar uma das mais recentes atitudes do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que terá recusado uma visita ao país por parte do homólogo alemão, Walter Steinmeier. Na sua perspetiva, esta ação trata-se de "um tiro no pé".
Numa publicação na referida rede social, o líder do Partido Social Democrata (PSD) deixou uma questão: "Então o país mais poderoso da União Europeia oferece este comprometimento com ela, e a Ucrânia rejeita-o?"
Rui Rio comentou assim, negativamente, tal opção do chefe de Estado ucraniano, dizendo não perceber "esta atitude da Ucrânia".
Não percebo esta atitude da Ucrânia. É um tiro no pé. Então o país mais poderoso da UE oferece este comprometimento com ela, e a Ucrânia rejeita-o? https://t.co/JmGkcKrcoO
— Rui Rio (@RuiRioPSD) April 13, 2022
Na terça-feira, o diário alemão Bild noticiou que um diplomata ucraniano não identificado tinha referido que o presidente da Alemanha não era, neste momento, bem-vindo a território ucraniano - pelo facto de ter mantido, no passado, relações próximas com a Rússia.
Na semana passada, Walter Steinmeier tinha já reconhecido a existência de "erros" na política adotada em relação à Rússia, no desempenhar das suas funções de ministro dos Negócios Estrangeiros - que desempenhou durante dois mandatos (entre 2005 e 2009, e entre 2013 e 2017).
Após esta tomada de posição das autoridades ucranianas, o chefe de Estado alemão apontou que "aparentemente não era pretendido em Kyiv". Isto depois do presidente da Polónia, Andrzej Duda, ter sugerido que viajassem em conjunto em direção à capital ucraniana, acompanhados dos presidentes da Lituânia, Letónia e Estónia, com o intuito de enviar "um forte sinal de solidariedade europeia conjunta com a Ucrânia", apontou Steinmeier.
Leia Também: Montenegro acusa Costa de "austeridade direta" e discorda de Rio