Citada em nota de imprensa, a deputada do PS Andreia Cardoso lamentou ainda que "existam nos Açores organizações culturais que não receberam na totalidade os apoios relativos a 2021".
Quanto a 2022, a parlamentar disse ter informações de que "não está constituído o júri que deveria fazer a avaliação" das candidaturas, formalizadas "a meio do ano passado".
Andreia Cardoso falava depois de uma reunião com o Grupo de Teatro 'Cães do Mar', em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira,
De acordo com a deputada do maior partido da oposição nos Açores, os apoios públicos são "muito importantes para manter a dinâmica cultural", destacando o Regime de Apoios às Atividades Culturais (RJAAC), um dos principais instrumentos que o Governo dos Açores dispõe para apoiar as atividades culturais nos Açores, com uma dotação orçamental anual de cerca de 800 mil euros.
Segundo o PS/Açores, na região existem agentes culturais que "sobrevivem e mantém a sua atividade exclusivamente através de apoios atribuídos pela Direção Geral das Artes, ou seja, pelo Ministério da Cultura", porque "ainda não receberam um único euro do Governo Regional", de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
A deputada salvaguardou que existem entidades culturais açorianas que, "pela dimensão e natureza, não terão acesso aos apoios do Ministério da Cultura", estando "inteiramente dependentes da Direção Regional da Cultura ou dos municípios, muitos dos quais se têm chegado à frente".
Leia Também: Governo dos Açores quer acompanhar alunos que não concluam 12.º ano