Em dias "difíceis", marcados pelos combates aos incêndios, o cenário agrava-se com a tragédia da morte do piloto de um avião anfíbio, na sequência da queda da aeronave que pilotava, esta sexta-feira, na região de Foz Côa. Várias figuras já lamentaram a morte deste piloto, identificado como André Serra, nomeadamente algumas caras dos partidos políticos portugueses.
Luís Montenegro, presidente do PSD, foi um dos primeiro a reagir àquela que descreveu como "uma injustiça" que "choca profundamente".
"Perder a vida a cumprir a missão de proteger pessoas e bens, enfrentando riscos individuais a favor de todos nós, é uma injustiça que nos choca profundamente. As nossas muito sentidas condolências à família do piloto que hoje faleceu a combater este flagelo que são os incêndios", escreveu no Twitter.
Perder a vida a cumprir a missão de proteger pessoas e bens, enfrentando riscos individuais a favor de todos nós, é uma injustiça que nos choca profundamente. As nossas muito sentidas condolências à família do piloto que hoje faleceu a combater este flagelo que são os incêndios.
— Luís Montenegro (@LMontenegroPSD) July 15, 2022
Também a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, dedicou uma mensagem na mesma rede social a esta "trágica morte".
"Dia tão duro em dias difíceis. A destruição do fogo, o desespero das populações, o cansaço imenso de quem combate os incêndios e agora a trágica morte de um piloto. Dia de profundo pesar e de toda a solidariedade com a dor da família, amigos e de toda a proteção civil", lê-se.
Dia tão duro em dias difíceis. A destruição do fogo, o desespero das populações, o cansaço imenso de quem combate os incêndios e agora a trágica morte de um piloto.
— Catarina Martins (@catarina_mart) July 15, 2022
Dia de profundo pesar e de toda a solidariedade com a dor da família, amigos e de toda a proteção civil.
Inês Sousa Real, do PAN, deixou as suas palavras de "sentido pesar" à família e amigos de André Serra, que perdeu a vida "na defesa das populações e da natureza".
"Sentido pesar à família e amigos do piloto que perdeu a sua vida no combate aos incêndios, em Vila Nova de Foz Côa, na defesa das populações e da natureza A todos os operacionais e voluntários que estão no terreno o mais sincero agradecimento e solidariedade neste momento difícil", escreveu a porta-voz do PAN.
Sentido pesar à família e amigos do piloto que perdeu a sua vida no combate aos incêndios, em Vila Nova de Foz Côa, na defesa das populações e da natureza
— Inês de Sousa Real (@lnes_Sousa_Real) July 15, 2022
A todos os operacionais e voluntários que estão no terreno o mais sincero agradecimento e solidariedade neste momento difícil
É de realçar que as três principais figuras de Estado - Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro - também já lamentaram a morte do piloto.
Sublinhe-se que a aeronave que André Serra pilotava se despenhou numa vinha da Quinta do Crasto, em Castelo Melhor, concelho de Foz Côa , de acordo com o que foi dito à Lusa pelo presidente da câmara.
"O óbito do foi decretado no local pela equipa médica do helicóptero Instituto Nacional de Emergência Médica(INEM). O corpo do piloto ficou carbonizado e o avião anfíbio completamente destruído, não se conseguindo conseguindo identificar o modelo, mas tudo indica que se trata de um Fire Boss" , disse João Paulo Sousa.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai mobilizar equipas de investigação de maneira a estar no local ao nascer do dia de amanhã, sábado.
Leia Também: André Serra, o piloto que morreu durante combate aos incêndios em Foz Côa