"Fiquei estupefacto". Milhazes arrasa artistas que vão à Festa do Avante!
"Eles são livres de participarem no que quiserem, mas que pensem bem porque estão a participar numa festa que não é só musical, é uma festa política", alertou o jornalista.
© Global Imagens
País PCP
O historiador e jornalista José Milhazes criticou, esta terça-feira à noite, na SIC Notícias, os artistas que vão atuar na Festa do Avante!, tendo em conta a posição do partido quanto à guerra na Ucrânia.
"Como é sabido, o PCP recusa-se a condenar a carnificina que está a ter lugar", começou por dizer. "Fala abstratamente na paz para evitar a política criminosa de Putin e dos próprios camaradas do Partido Comunista da Rússia, que apoia Putin, e por isso eu fiquei estupefacto ao ver no cartaz cantores ou artistas como Carminho ou o Paulo Bragança."
Milhazes confessou-se mesmo "surpreendido" que artistas participem "na festa de um partido deste tipo", enquanto mostrava o cartaz do evento, que terá lugar em setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.
‼️ Aqui estão os nomes que irão actuar em 2 dos muitos palcos da Festa do Avante! 2022, e que se juntam a um programa cultural diversificado, recheado de surpresas. Quem é que não vais querer perder
— Festa do Avante! (@festaavante) May 30, 2022
🥁
Sabe mais em https://t.co/bBffGS3zui#festadoavante pic.twitter.com/AB9DEAgEn9
"Se acontecer como todos os outros anos acontece, até lá vai estar uma representação do Partido Comunista da Federação da Rússia", acrescentou.
Outra grande estranheza é que venha uma cantora brasileira, uma chamada Bia Ferreira, que segundo o cartaz é uma das mais destacadas vozes brasileiras de afirmação da comunidade LGBT, que vem a uma festa de um partido que apoia regimes que perseguem, prendem e matam todas estas minorias sexuais. Isto a mim claro que cria confusão."
"Claro, eles são livres de participarem no que quiserem, mas que pensem bem porque estão a participar numa festa que não é só musical, é uma festa política de um partido que apoia regimes hediondos e que, neste momento, está a apoiar uma guerra", avisou ainda o comentador.
O comentário mereceu aplausos nas redes sociais, especialmente no Twitter, onde muitos internautas concordaram com José Milhazes e reconheceram que a Festa do Avante! é, em primeira instância, um evento político.
O nome do jornalista encontrava-se, esta manhã, nas 'trends' daquela rede social.
Milhazes tem razão: Carminho na Festa do Avante, numa festa política, em q existe apoio incondicional a Putin. Não contava com essa postura.
— Vera Roquette (@vmstrr) July 19, 2022
Milhazes nao mente: Festa do Avante é um evento político-cultural cuja mensagem ideológica está misturada nas várias exposições no recinto, nos discursos de abertura e fecho pelo secretário geral PCP. Os artistas musicais? Esses "apenas" estao la para dar receita...
— Pedro F. (@PedroFe86776971) July 20, 2022
O avante não é um festival cultural e musical, é um evento de propaganda política, de um partido que se alinha com criminosos!
— Zaka (@RuiGouveia82) July 19, 2022
Bem hajas Milhazes! pic.twitter.com/LfKkPn0Kh9
Grande Milhazes a criticar cantores que vão participar na festa do Avante, depois da posição indecentemente pro-russa do @pcp_pt. pic.twitter.com/L1LtcAAYF3
— M. Pereira C. (@MJooPereiraC1) July 19, 2022
Leia Também: Paulo Bragança, Carminho e kuduro de Pongo na 46.ª Festa do Avante!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com