O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, agradeceu, esta quarta-feira, a Rui Rio, pelo "serviço" que prestou ao país.
Na sessão plenária de hoje, e depois de ser aprovado por unanimidade o parecer relativo à renúncia de Rui Rio do mandato de deputado do PSD, o presidente do Parlamento aproveitou para fazer um agradecimento a Rio.
"Gostaria de dizer o muito que a Assembleia da República deve ao senhor deputado Rui Rio. O senhor deputado Rui Rio tem uma carreira política ímpar, como deputado nesta Assembleia, como presidente da Câmara Municipal do Porto, como líder do PSD - nessa qualidade, líder do maior partido da oposição. E, nesta ocasião, em que ele renuncia ao mandato, queria dizer em meu nome, e em nome de todos, muito obrigado pelo serviço que tem prestado ao país", disse.
Após estas palavras, seguiu-se uma longa ovação dos deputados dirigida a Rio, que não estava no parlamento.
Recorde-se que Rui Rio era deputado desde 2019, depois de ter exercido essas funções entre 1991 e 2001, antes de ser, durante outra década, presidente da Câmara do Porto.
Rio, eleito pelo círculo do Porto, será substituído por António Cunha, de Penafiel, 15.º da lista, e que já esteve na Assembleia da República na anterior legislatura.
O plenário aprovou igualmente a suspensão por cinco meses de Paulo Mota Pinto. Com este pedido voltará ao Parlamento João Carlos Barreiras Duarte, que já foi deputado.
[Notícia atualizada às 15h46]
Leia Também: Rio assinala fim das funções como deputado e encerra "etapa" da sua vida