O Partido Socialista (PS) assinalou o Dia Internacional da Paz, que se celebra esta quarta-feira, e manifestou “absoluta solidariedade com o povo ucraniano” devido à invasão russa da Ucrânia.
“Passados 210 dias desde o início de uma guerra provocada pela Rússia, o Partido Socialista assinala este Dia Internacional da Paz em absoluta solidariedade com o povo ucraniano, cuja soberania continua a ser posta em causa”, afirmou o partido na rede social Twitter.
O PS sublinhou que “a construção da paz tem que ser um desígnio fundamental da nossa existência” e que a “paz duradoura constrói-se todos os dias”. “O Partido Socialista coloca-se ao lado de todos os que trabalham para garantir essa conquista, reconhecendo a sua importância e também a sua fragilidade”, destacou.
Passados 210 dias desde o início de uma guerra provocada pela Rússia, o Partido Socialista assinala este Dia Internacional da Paz em absoluta solidariedade com o povo ucraniano, cuja soberania continua a ser posta em causa. pic.twitter.com/VFOcoM7vN3
— psocialista (@psocialista) September 21, 2022
Sublinhe-se que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de 5.600 civis morreram e oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Santos Silva assinala Dia da Paz com mensagem sobre o racismo