"Os valores de 1820-22 inspiraram os constituintes de 1976 e continuam a ser uma referência maior da ação política. O PSD está com os valores vintistas!", refere Luís Montenegro, numa publicação na rede social Twitter, na qual partilha um artigo que escreveu hoje no jornal Público sobre o mesmo tema.
O presidente do PSD não participou na sessão solene de hoje na Assembleia da República que assinala o bicentenário da Constituição de 1822 por estar a regressar dos Açores, onde participou na primeira edição das jornadas interparlamentares do partido, que decorreram em Ponta Delgada.
Em representação do partido no parlamento está o vice-presidente António Leitão Amaro.
A sessão solene conta com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, dos representantes dos grupos parlamentares e dos dois deputados únicos.
Após a sessão, o Presidente da República, o presidente do parlamento e o presidente das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, Guilherme d'Oliveira Martins, inauguram uma exposição sobre a primeira Constituição.
A exposição estará aberta ao público até final do ano, é gratuita e não necessita de marcação a não ser que o visitante queira uma explicação mais pormenorizada.
Segundo o 'site' do parlamento, as visitas guiadas serão nos dias úteis, entre as 10:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 17:00, com início a cada hora.
Leia Também: Parlamento. 200 anos da Constituição que consagrou direitos como respirar