O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recorreu à rede social Twitter para fazer uma breve apresentação do 10.º Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que vai decorrer, esta terça-feira, na cidade de Braga.
Em causa está, explicou o representante máximo do Parlamento português, um encontro que vai versar sobre o "tema da Inovação, isto é, o grande desafio que hoje se coloca aos diferentes países no que diz respeito à Economia, à Energia, à Transição Digital, à Transição Climática, à Educação e à Ciência".
O fórum vai realizar-se numa altura em que, na ótica de Augusto Santos Silva, o "grande desafio que se coloca às relações bilaterais entre dois países é estabelecê-las e desenvolvê-las, não só, ao nível das instituições do Estado, dos agentes económicos e dos Governos, mas também ao nível dos povos".
E, por essa mesma razão, "nada melhor do que a presença e o trabalho conjunto de Parlamentos, que representam os povos, para que esse envolvimento ao nível das pessoas se consiga, se aprofunde e se desenvolva", referiu ainda na mesma publicação em vídeo.
Subordinado ao tema da Inovação, decorre hoje, em #Braga, o 10º Fórum Parlamentar Luso-espanhol. Com a presidente do Congresso de Espanha, @meritxell_batet e deputados dos dois parlamentos, trabalharemos em conjunto para o aprofundamento da nossa relação bilateral. pic.twitter.com/foK76Sgjw2
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) October 11, 2022
Na sua explicação, o Presidente da Assembleia da República vincou que a escolha da cidade de Braga para acolher este evento "não é inocente" - visto que se tratou de uma tentativa de "descentralizar as atividades da Assembleia da República".
Para além da comitiva espanhola, do lado português estarão representados os vários grupos parlamentares, bem como as Comissões de Negócios Estrangeiros, de Assuntos Europeus, de Economia e Obras Públicas, de Energia e Ambiente, e de Educação e Ciência.
Como apontou ainda Augusto Santos Silva, o Fórum Parlamentar Luso-Espanhol realiza-se "com regularidade" desde 2009, "preparando as cimeiras entre os Governos dos dois países".
Leia Também: Após receber o OE2023, Santos Silva explica os passos que se seguem