IL quer ouvir ministra sobre licenciamento e fiscalização em lares

A Iniciativa Liberal quer ouvir, com urgência, no parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sobre licenciamento e fiscalização de lares, após denúncias de maus-tratos a idosos.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/03/2023 12:00 ‧ 06/03/2023 por Lusa

Política

Iniciativa Liberal

Num requerimento dirigido à presidente da comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, os deputados da Iniciativa Liberal referem uma reportagem divulgada este fim de semana pela SIC, mostrando "uma situação totalmente degradante e desumana de maus-tratos aos idosos residentes no Lar 'Delicado Raminho', na Lourinhã".

Os liberais apontam os relatos de "deficiências nos cuidados prestados aos idosos de diversas origens de cuidados primários, higiene e alimentação, más condições em que são mantidas as instalações e denúncias diversas graves".

"Não é a primeira vez que se ouvem relatos chocantes. Durante a pandemia conheceram-se também situações dramáticas e uma situação especialmente débil nos lares", salientam.

Os deputados liberais alertam que "os mais idosos e institucionalizados são uma população altamente vulnerável" e que "o Estado tem de cumprir as suas funções de fiscalização".

"Urge também refletir sobre o licenciamento e sobre a criação de alternativas à institucionalização", sustentam.

Neste contexto, a IL quer que Ana Mendes Godinho "preste um cabal esclarecimento sobre a situação do sector, desde o licenciamento, fiscalização e criação de opções à institucionalização".

Leia Também: Maus-tratos em lar da Lourinhã. Ministério ordena "inspeção imediata"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas