"Legitimação do bullying serve para normalizar coisas graves"

O deputado bloquista Pedro Filipe Soares criticou a polémica em torno do Youtuber que a IL convidou ao Parlamento, em específico um trecho de diálogo sobre a antiga deputada Joacine Katar Moreira.

Notícia

© Notícias ao Minuto/Anabela Dantas

José Miguel Pires
04/05/2023 11:57 ‧ 04/05/2023 por José Miguel Pires

Política

Parlamento

"Parecem comentários saídos do recreio da escola primária, mas não se enganem: fazem parte de uma tática conhecida da alt-right". Assim começou o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares uma série de 'tweets' sobre a polémica visita de um Youtuber, a convite da Iniciativa Liberal, ao Parlamento.

O bloquista referia-se especificamente a um trecho de diálogo entre o Youtuber Tiago Paiva e o deputado da IL Bernardo Blanco, em que se referem à ex-deputada Joacine Katar Moreira como "a gaga", o que gerou polémica.

"A prática é conhecida: humor é bullying, argumentação é bullying. Não foi só comigo, com a Joacine K. Moreira, nos vídeos, foi muito pior", disse Pedro Filipe Soares, partilhando imagens de comentários numa publicação sua, em que vários utilizadores o apelidam de "boneco" e "careca".

Para o bloquista, "a legitimação do bullying serve para normalizar coisas graves, como misoginia, machismo ou racismo", algo que "diz muito" à "idolatria da IL".

"A reação da IL, passando do 'locker room talk' ('conversa de balneário', em tradução livre) para a 'plausible deniability' ('negação') quando são apanhados fora desse ambiente, ou a resposta interna que dirá 'os velhos jarretas não aguentam o nosso humor', faz parte da mesma receita", considerou ainda Filipe Soares, colando esta polémica à "receita de [Donald] Trump", cujo percurso "permitiu-nos conhecer o caldo cultural que o apoia".

"Até o novo vídeo segue a mesma cartilha, tudo previsível. Conclusão reafirmada: já vos tiramos a pinta!", concluiu o deputado, referindo-se a um segundo vídeo publicado por Tiago Paiva, em que faz um pedido de desculpas... por se ter referido apenas a António Costa e não a todo o Governo.

[Notícia atualizada às 13h15]

Leia Também: No Parlamento, Youtuber convidado pela IL insulta Costa. Partido repudia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas