O dirigente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, denunciou esta terça-feira o que considera ser o "total fracasso das políticas socialistas", numa longa publicação na rede social Twitter onde acusa o Governo de falhar "onde é essencial".
A posição surge na sequência da visita do deputado ao Algarve, onde disse ter contactado "de perto com o caos que se verifica nas urgências" e com a "incapacidade de resposta em diversas especialidades clínicas", no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Portimão.
Na sua ótica, são necessárias "propostas concretas para que os portugueses tenham efetivo acesso à saúde". Neste âmbito, o dirigente do quarto partido com maior representação parlamentar destaca as iniciativas que os seus deputados têm apresentado neste âmbito, nomeadamente para que as "parcerias público-privadas que funcionavam bem [...] fossem restauradas", ou a "iniciativa para que quem não tem consultas atempadas no SNS [Serviço Nacional de Saúde] as possa ter no sector privado ou social".
Durante o dia, Rui Rocha esteve ainda no centro de distribuição de alimentos da Santa Casa Misericórdia de Albufeira, na zona industrial de Vale Paraíso. Uma instituição que, na sua ótica, "desempenha um importante papel no apoio à população do concelho e da região, ao abrigo do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC)". Apesar de abranger atualmente "mais de 1.200 pessoas", o protocolo "expirará em novembro", pelo que o liberal defende a sua renovação.
Sobre o tema, Rui Rocha concluiu: "Infelizmente, milhares de portugueses - até os que pertenciam à classe média- precisam deste tipo de respostas sociais, demonstrando o total fracasso das políticas socialistas. O Estado que esmaga os portugueses com impostos é o mesmo Estado que falha onde é essencial".
Durante a tarde, o deputado revelou ter participado numa mesa redonda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, João Carlos Rolo, de empresários de Alojamento Local e representantes da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal. "Durante o debate tive oportunidade de reiterar a total oposição às medidas do pacote +Habitação que constituem um grave e injustificado ataque ao Alojamento Local", lê-se na publicação.
Hoje estou de visita ao Algarve. Comecei no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Portimão, onde contactei de perto com o caos que se verifica nas urgências e confirmei também a incapacidade de resposta em diversas especialidades clínicas.
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) June 20, 2023
A Iniciativa Liberal tem… pic.twitter.com/5dPDBgaNJK
Leia Também: IL apresenta proposta de Lei de Bases da Saúde nas próximas semanas