O antigo deputado do Partido Social-Democrata Duarte Marques apontou, esta sexta-feira, o dedo aos ativistas climáticos que quiseram boicotar o Conselho de Ministros, na quinta-feira, exigindo o fim dos combustíveis fósseis.
"Jovens ativistas climáticos dizem na TV que o Governo é negacionista. Ora, este Governo até pode ser incompetente e nessa matéria ter andado 6 ou 7 anos com políticas erradas, mas negacionista?", começou por questionar o antigo presidente da Juventude Social-Democrata.
Na rede social X (antigo Twitter), Duarte Marques rematou: "Assim se perde toda a credibilidade. É pena que os mentores fiquem escondidos."
Na quinta-feira, o movimento estudantil Fim ao Fóssil bloqueou as entradas do Conselho de Ministros, que decorreria pelas 9h30, em Algés, Lisboa.
Jovens Activistas climáticos dizem na TV que o governo é negacionista. Ora este governo até pode ser incompetente e nessa matéria ter andado 6 ou 7 anos com políticas erradas, mas negacionista? Assim se perde toda a credibilidade. É pena que os mentores fiquem escondidos.
— Duarte Marques (@DuarteMarques) September 15, 2023
"O Governo devia estar em emergência climática e a reunir todos os dias para garantir o plano que trava a crise e garante um futuro para todas. Reivindicamos o fim ao fóssil até 2030 e a eletricidade 100% renovável e acessível até 2025", pode ler-se numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
As autoridades acabaram por deter 16 ativistas, que foram esta manhã presentes a tribunal.
Leia Também: Ativista da Greve Climática Estudantil detida durante manifestação