O Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) foi, esta quarta-feira, aprovado em votação final global, à 'boleia' da maioria absoluta socialista. O documento teve 'luz verde' com os votos da bancada socialista, mas contou também com as abstenções dos deputados únicos do Livre e do PAN.
O documento teve votos contra de PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE.
Este será o último Orçamento do Governo de Costa, depois de o primeiro-ministro agora demissionário ter sido alvo de uma investigação junto do Supremo Tribunal de Justiça por suspeitas de que teria tido intervenção para desbloquear os negócios do lítio, hidrogénio e Data Center de Sines, por sua vez a serem investigados pelo Ministério Público.
Após quatro dias de debate e votação na especialidade do OE2024, foram aprovadas mais de 200 propostas de alteração, a maioria das quais, sem surpresa, do PS.
A votação final global do documento - muito criticado pela Oposição - aconteceu após o debate sobre a proposta orçamental. Esta votação ocorreu numa altura em que estão anunciadas eleições legislativas antecipadas para 10 de março.