"Lucília Gago não é digna das responsabilidades institucionais que inadvertidamente lhe foram confiadas". As palavras são do antigo eurodeputado socialista Vital Moreira, que, no blogue Causa Nossa, comentou o pedido de demissão da Procuradora-Geral da República feito por Rui Rio, antigo líder do Partido Social-Democrata (PSD).
"Não surpreende esta frontal posição do ex-líder do PSD, por duas razões: primeiro, porque foi dos primeiros dirigentes políticos a alertar para a deriva persecutória do Ministério Público contra os políticos e a propor reformas para a contrariar; segundo, porque foi ele próprio vítima dos abusos do MP, em manifesta retaliação corporativa, aquando das buscas a sua casa no Porto, acompanhadas das televisões na rua, previamente informadas", continuou Vital Moreira.
Para o também antigo deputado à Assembleia da República, que acusa "o golpe de Estado 'a frio' do Ministério Público" que fez demitir António Costa, "só há razões para reforçar a exigência de demissão", até porque não houve "nenhum esclarecimento adicional prestado sobre o assunto, continuando sem se saber sequer que suspeita impende sobre o primeiro-ministro demitido".
Leia Também: Operação Influencer é "um verdadeiro golpe de Estado"