A coligação PSD/CDS/PPM, que lidera o Governo Regional dos Açores, acusou o deputado do Partido Socialista (PS) e antigo líder do Governo Regional Vasco Cordeiro de "descaramento", relativamente às suas posições sobre a valorização das carreiras dos profissionais de saúde dos Açores.
“Enquanto esteve à frente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro nada fez pelos profissionais da saúde, pois sempre ignorou as suas justas reivindicações. Na legislatura passada, o PS foi o único partido a votar contra as propostas de atribuição de um ponto e meio de avaliação aos técnicos de diagnóstico e terapêutica, e de revalorização remuneratória da carreira dos enfermeiros", lê-se num comunicado, enviado às redações.
Nele, a coligação PSD/CDS/PPM acusa: "Vasco Cordeiro tem agora o descaramento de se comprometer com a valorização das condições remuneratórias destes trabalhadores. São afirmações que ninguém leva a sério”.
"O PS, uma vez mais, tenta enganar os açorianos, mas estes sabem bem que foi o Executivo liderado por José Manuel Bolieiro que pôs termos a um ciclo de injustiças no setor da Saúde", continua a coligação no comunicado, acusando Vasco Cordeiro de "mais uma demonstração de desonestidade política", revelando "uma absoluta falta de vergonha em relação a esta matéria, pois foi em três anos de governação do PSD, CDS e PPM que se deu início e foram concluídos os processos de regularização de carreiras e remunerações de enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica".
Na quarta-feira, o deputado regional socialista e candidato a líder do Governo Regional disse que o processo de valorização das carreiras do setor da saúde é "para continuar", argumentando que o PS "tem defendido e continuará a defender a valorização e a criação de condições para que os profissionais de Saúde possam exercer a sua atividade".
Leia Também: Vasco Cordeiro diz que é preciso recuperar ritmo de progresso nos Açores