Os votos dos emigrantes portugueses nas eleições legislativas de 10 de março continuam a ser contados, mas os primeiros dados indicam que o Presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, não será eleito. A jornalista Raquel Abecasis afirmou, num espaço de comentário da CNN Portugal, que a possível não eleição de Santos Silva confirma a "derrota que o Partido Socialista (PS) teve nestas eleições". Ainda assim, a comentadora assume que "para Pedro Nuno não é uma má notícia não eleger Augusto Santos Silva".
Raquel Abecasis defendeu que o secretário-geral do PS quer "fazer um caminho de afirmação da sua liderança" e que "para isso precisa de ter outros rostos, outras caras, outras pessoas" ao seu lado e não aqueles que estejam "constantemente a ser associados a António Costa e até ao passado mais recente" do PS.
A comentadora considerou ainda que a não eleição de Santos Silva pode assim ser uma forma de Pedro Nuno Santos "libertar-se um pouco da herança de António Costa" que não "foi útil para ter uma boa votação nas eleições".
De salientar que nas legislativas de 2022, o PS conseguiu eleger três deputados nos círculos da emigração, enquanto que os primeiros dados indicam que desta vez elegerá apenas um.
Pedro Nuno Santos vai marcar esta terça-feira presença no Palácio de Belém para um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Raquel Abecasis considerou que Marcelo vai tentar perceber a "nova liderança do Partido Socialista e perceber até que ponto Pedro Nuno Santos está disponível para deixar que este Governo minoritário possa seguir caminho pelo menos nos dois primeiros anos".
Por seu lado, Pedro Nuno "manterá o discurso que é o líder da oposição e que a AD não pode contar com o PS para fazer sobreviver o seu Governo".
Leia Também: Marcelo não fará nova ronda com partidos. Só ouvirá PS em caso de empate