Esta segunda-feira foi um dia decisivo no que diz respeito às Europeias, mas também marcado por surpresas, com Aliança Democrática (AD) e Partido Socialista (PS) a aprovar as suas listas às eleições de junho.
A primeira novidade chegou ao final da tarde, quando foi conhecido que a ex-ministra e atual deputada socialista Marta Temido seria a cabeça de lista do PS. Francisco Assis, também deputado do PS, é o número dois.
O líder do PS, Pedro Nuno Santos, apostou na renovação dos eurodeputados do PS e escolheu ainda a ex-ministra e atual deputada Ana Catarina Mendes para integrar esta lista, da qual não faz parte um único dos atuais eurodeputados do PS.
Eis a lista de candidatos às eleições europeias hoje aprovada pela Comissão Política do PS, que esteve reunida na sede nacional:
- Marta Temido
- Francisco Assis
- Ana Catarina Mendes
- Bruno Gonçalves
- André Rodrigues
- Carla Tavares
- Isilda Gomes
- Sérgio Gonçalves
- Miguel Lemos
- Joana Sá Pereira
- Pedro do Carmo
- Inês João Rodrigues
- Jorge Manuel Santos Conde
- Lúcia Silva
- Mário Balsa
- Inês Pinto
- Francisco Themudo
- Margarida Cardoso
- Ana Cláudia Moreira
- Hélio Fazendeiro
- João Soares
Mas as surpresas não ficariam só com os socialistas. Depois de um dia marcado pelo nome de Rui Moreira e uma eventual candidatura às Europeias em nome da AD, eis que foi conhecido que será o jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho a encabeçar a lista da coligação (PSD, CDS-PP e PPM) ao Parlamento Europeu.
De notar que Rui Moreira era apontado, por vários órgãos de comunicação social, como o mais provável cabeça de lista da coligação gerando polémica, com militantes e autarcas do PSD Porto a contestarem esta possibilidade. No entanto, a notícia não se viria a confirmar e fonte próxima do autarca precisou que o presidente da Câmara do Porto recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista AD às europeias. A mesma fonte precisou que o líder do PSD, Luís Montenegro, convidou formalmente Rui Moreira para a segunda posição da lista da AD no domingo à noite, mas este recusou.
A lista da AD foi votada numa reunião dos Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP. Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Eis a lista de candidatos da AD às eleições europeias, até ao momento do fecho desta peça:
- Sebastião Bugalho
- Paulo Cunha
- Ana Miguel Pedro
- Hélder Sousa e Silva
- Lídia Pereira
- Sérgio Humberto
- Paulo Nascimento Cabral
- Carla Rodrigues
- Rubina Leal
- Vasco Weinberg
Recorde-se que os cabeças de lista dos outros partidos com assento parlamentar já eram conhecidos, à exceção do PAN. Tânger Corrêa encabeça a lista do Chega, Catarina Martins a do Bloco de Esquerda, Francisco Paupério será o cabeça de lista pelo Livre, enquanto João Oliveira avança pelo Partido Comunista Português e João Cotrim de Figueiredo pela Iniciativa Liberal. O cabeça de lista do PAN não é ainda conhecido.
As eleições europeias estão marcadas para o dia 9 de junho.
Leia Também: Sebastião Bugalho? É "uma nova dimensão" da "mixórdia" da AD