O socialista Álvaro Beleza considerou, na quarta-feira, que o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, "esteve bem" relativamente à polémica sobre a liberdade de expressão no Parlamento, depois de ter considerado que as afirmações do deputado André Ventura sobre os turcos faziam "parte do debate democrático". "O Presidente da Assembleia não é um censor", defendeu Álvaro Beleza.
Num espaço de comentário na CNN Portugal, o socialista afirmou que Aguiar-Branco "tem poder para expulsar um deputado se ele form mal educado" e se "insultar um colega no Parlamento". Álvaro Beleza reiterou ainda que o Presidente da AR pode até "chamar a polícia em caso de agressão, que pode ser verbal", para expulsar um deputado do Parlamento.
Ainda assim, o socialista defendeu que toda a polémica "alimenta o Chega".
"Isto faz lembrar o que se passa em Portugal com o problema do futebol, andamos sempre, a seguir aos jogos, a discutir o árbitro. O árbitro é para agir pouco, o melhor árbitro é o que não se nota. O Presidente da Assembleia é parecido: o melhor é o que não se nota", afirmou.
Álvaro Beleza salientou que é "suspeito" porque é amigo de Aguiar-Branco, mas reiterou "o bom desempenho" do Presidente da AR. "A democracia liberal é a liberdade de expressão e nós não devemos condenar a opinião", reiterou.
Leia Também: Santa Casa? "Governos deviam respeitar as pessoas" apesar do partido