Impedido de ir às urnas dia 9? Já se pode inscrever no voto antecipado
Abriram este domingo as inscrições para votar antecipadamente nas eleições europeias.
© iSTock
Política Eleições Europeias
Se estiver de férias, a trabalhar, ou por alguma outra razão impedido de votar nas Eleições Europeias do próximo dia 9 de junho, saiba que a partir deste domingo, 26 de maio, já se pode inscrever para votar mais cedo, e em qualquer parte do país.
Para isso, tem até dia 30 (quinta-feira) para se inscrever no site do voto antecipado, colocando os seus dados pessoais e selecionando a mesa de voto pretendida.
Se preferir, pode inscrever-se por carta, enviando os seus dados (nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto onde pretende votar e contacto) para: Secretaria-Geral da Administração Interna (Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa). A carta deverá chegar até 30 de maio.
O voto antecipado nas Eleições Europeias está marcado para 2 de junho e pode votar em qualquer concelho do país.
— República Portuguesa (@govpt) May 26, 2024
Para isso, tem de se inscrever até 30 de maio, online ou por carta. Depois, só tem de dirigir-se ao local de voto que escolheu, com um documento de identificação. pic.twitter.com/c5oDWFqTjc
Para tentar inverter a tendência de elevada abstenção, este ano, pela primeira vez, não é necessário inscrever-se para votar no estrangeiro.
Pode fazê-lo entre os dias 28 a 30 de maio, nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, mas apenas nas seguintes condições:
- Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
- Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
- Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo Ministério competente;
- Doente em tratamento;
- Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos quatro pontos anteriores.
Leia Também: Von der Leyen refaz "linhas vermelhas" com direita radical em "moderação"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com