O segundo dia de campanha eleitoral para as eleições europeias arrancou, esta terça-feira, com os cabeças de lista das principais forças políticas a centrar as suas ações em Lisboa e a Sul, com visitas, arruadas e comícios, terminando com um debate na RTP.
Os candidatos do PS, AD, Chega, BE, CDU, Livre e PAN estiveram na televisão pública, durante cerca de duas horas, no único debate que juntou todas as forças políticas com representação parlamentar.
O debate focou-se em vários temas centrais na Europa, como as regras orçamentais da União Europeia (UE) e investimentos, a questão premente do Pacto das Migrações, as guerras - apoio à ucrânia e reconhecimento do Estado da Palestina - a recandidatura de Ursula Von der Leyen à presidência da Comissão Europeia, assim como o aumento da presença da extrema-direita na Europa.
Recorde-se que concorrem às eleições um total de 17 partidos e coligações: a AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. Serão escolhidos 720 eurodeputados, 21 dos quais portugueses, sendo a votação em Portugal no dia 9 de junho.