A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu duas queixas relativamente às declarações da cabeça de lista do Partido Socialista (PS), Marta Temido, sobre as suas expectativas para os resultados das Eleições Europeias deste domingo.
Segundo explicou ao Notícias ao Minuto o porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, as declarações de Temido "poderiam ser entendidas como uma declaração a valorizar o resultado do PS", pelo que estaria em causa um possível caso de propaganda no dia das eleições.
Uma das queixas originou na Aliança Democrática, ao passo que a outra foi feita por um cidadão individual, esclareceu Fernando Anastácio.
Por isso, a CNE deliberou instar os meios de comunicação social a cessar a transmissão das declarações em questão.
A afluência às urnas nas eleições de hoje para o Parlamento Europeu, até às 16h00, significou que já votaram mais pessoas em 2024 do que em 2019. Até às 12h00, a afluência era de 14,48%, mais elevada do que a registada em 2019, indicam os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu.
A estas eleições, para as quais se inscreveram para votar antecipadamente no passado domingo mais de 252.000 eleitores, concorrem em Portugal 17 partidos e coligações.
Leia Também: MAI: Votação "decorre com normalidade" e "morosidades" estão resolvidas